6 de fev. de 2015

Dicas úteis - Como plantar e cultivar orquídeas

Toda orquídea tem uma beleza impar, com inúmeras formas, cores e espécies, essa flor é uma das mais apreciadas para decoração, presentes e harmonização de ambientes. Mas seu plantio e cultivo requer alguns cuidados especiais.


A maior parte das orquídeas pode ser plantada em vasos, cuja profundidade deve ser, pelo menos, dois dedos maior que o bulbo. Vasos muito grandes não são recomendados, pois retêm umidade demais, o que causa apodrecimento das raízes. Uma tesoura de poda também é necessária para o corte de raízes mortas, identificadas por serem escuras e ocas.

No fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento. O plantio pode ser em bancadas dentro de estufa aberta ou fechada. 

Substrato é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Sob a ameaça de extinção, o xaxim tem seu uso proibido, mas existem outras boas opções no mercado: musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e pedrisco são algumas delas. 



Como fixar orquídeas em árvores?

 Amarre a orquídea junto ao tronco no local desejado, adicionando um pouco de substrato temporário (como o esfagno ou fibra-de-coco) amarrado junto. É recomendável a adubação foliar quinzenal. O mesmo procedimento é tomado para prendermos em cascas de peroba.


Ao optar por vasos de plásticos, é importante saber que estes retêm mais água, ou seja, o espaço de tempo entre as regas é maior. Muitas pessoas erram ao achar que plantar orquídeas em vasos de plástico é mais fácil e não requer tantos cuidados.



Dicas importantes na poda de orquídeas

A ferramenta de poda deve ser preferencialmente uma tesoura bem afiada de jardinagem pequena, sempre esterilizada com fogo ou álcool a cada novo corte que der numa região da planta.
Para dividir uma planta, cada parte deverá ficar com, no mínimo, três bulbos, tendo-se o cuidado de não machucar as raízes vivas, que devem apresentar pontas verdes, no verão ou inverno para que o corte possa ser feito em condições ideais.
Se a base ficar com alguns pares de folhas, emitirá novos brotos e seguirá seu crescimento normal.




Lembrando que existem muitas espécies de orquídeas podendo variar o plantio e cultivo na hora da adubação, regas e iluminação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário